Norte Energia diz que 60% da área das obras já estavam desmatadas

27/04/2012 19:16

A Norte Energia, empresa responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, divulgou nesta sexta-feira (27) imagens das obras do empreendimento realizadas na região de Altamira.

A ação é uma resposta à organização ambiental Greenpeace, que distribuiu nesta quinta-feira (26) fotos aéreas que mostram o impacto da construção na região. As fotos divulgadas pela empresa foram feitas entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012. Já os dois sobrevoos do Greenpeace foram realizados em janeiro e em abril de 2012.

A empresa afirma que parte da área que abrigará o complexo hidrelétrico já estava desmatada antes mesmo do início da instalação dos canteiros e das barragens, em 2011 e 2012, respectivamente.

As imagens do consórcio mostram áreas de pastagem e fazendas próximas à região denominada “Volta Grande do Xingu” que, segundo a Norte Energia, foram adquiridas pela empresa após já terem sido "antropizadas" (quando a vegetação nativa foi removida para dar lugar a atividades agrícolas).